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O que é Ouvidoria
Saiba como surgiu a Ouvidoria
Como a própria palavra estampa, o termo ouvidoria provém do verbo “ouvir”. No sentido geral, sua função é ouvir críticas, sugestões, elogios, reclamações, denúncias.
No Poder Legislativo, é uma ferramenta de suma importância no qual possibilita estreitando de laços entre os Cidadãos e a Câmara, oportunizando aos cidadãos um canal para pronunciamento de manifestações pertinentes a aplicação dos recursos públicos e ainda, aprimoramento de relacionamento entre sociedade e o Poder Legislativo municipal.
Assim os cidadãos podem acompanhar e fiscalizar os trabalhos do orgão, bem como a aplicações dos recursos públicos, contribuindo para mitigar o uso inadequado dos recursos públicos. É um órgão que cria e amplia os canais de comunicação entre a Câmara e a sociedade.
PEQUENA HISTÓRIA
Desde a época do Brasil Colônia, a figura do ouvidor já existia, porém não representava a sociedade e, sim, o Império. Ou seja, zelava pelos direitos da Coroa Portuguesa e pelo perfeito cumprimento das leis em suas colônias, informando-a de tudo o que ocorria aqui, mas não ouvia o cidadão brasileiro em suas necessidades.
A partir da década de oitenta, porém, essa definição de ouvidor, no Brasil, começou a mudar: começamos a ter a concepção de Ombudsman (funcionário governamental que investiga queixa contra órgãos públicos), que, logo depois, veio fazer parte da administração pública no nosso país. Foi quando o termo foi trocado pela palavra “ouvidor”.
Mas foi com o advento da democratização do país e, por conseqüência, com a conscientização dos direitos do consumidor e do cidadão que a Ouvidoria se tornou popular e hoje integra grande parte das empresas.