Horário de Expediente: das 7:00h as 13:00h

Notícias em Geral

Parceria possibilita educação de qualidade para crianças do interior SEXTA, 7 DE MAIO DE 2021

WhatsApp Image 2021 05 10 at 09.58.32 1Sexta, 7 de maio de 2021
Com o objetivo de levar qualidade de ensino para todo município, uma comitiva envolvendo a Prefeitura Municipal de Aripuanã e a Câmara Municipal de Vereadores, se deslocou para o Distrito de Conselvan nesta quinta-feira (05) para entregar alguns materiais que vão reforçar uma parceria que possibilita condições de ensino para a comunidade.

A comitiva foi formada pela Prefeita de Aripuanã, Seluir Peixer, o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Semec), Ermes José dos Reis, que foi acompanhado do Coordenador Pedagógico da Semec, Ego Eger, da Diretora das Escolas do Campo, Adelina Mazurek e dos vereadores Luciano Aparecido Dimazzi e Erica Aparecida da Costa, ambos do Distrito de Conselvan.

Na ocasião, eles foram até Fazenda Nova Santana, que fica localizada a aproximadamente 130 quilômetros de Conselvan. Dentro da propriedade, existe uma escola, que funciona como uma extensão da Escola Municipal Trilha do Saber, que pertence à comunidade São Lourenço, localizada nas proximidades da margem do Rio Guariba.

A estrutura atende cerca de 15 crianças que moram na localidade, em sua maioria, filhos de funcionários que trabalham e moram na fazenda. Esse trabalho é realizado dentro da propriedade há mais de 20 anos, onde a Fazenda Nova Santana fornece a estrutura para as aulas e o município, o professor.

Durante a visita, a comitiva entregou 2 computadores, 1 impressora, Kits de alimentação, além de materiais pedagógicos e de limpeza. Também foram encaminhados 8 conjuntos de carteiras para escola, o que deve trazer mais conforto para as crianças quando as aulas voltarem a serem realizadas de forma presencial.

O gerente da propriedade, carinhosamente conhecido como Sr. Luiz, ficou contente com a visita e parabenizou a prefeita Seluir Peixer, pois, segundo ele, foi a primeira prefeita que foi pessoalmente conhecer a estrutura em mais de 20 anos. A parceria com a gestão também foi elogiada, pois além da entrega dos itens, a Prefeitura também se disponibilizou a auxiliar na pintura do espaço.

O Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Ermes José dos Reis, destacou que essa parceria é fundamental para garantir que a educação chegue até essas crianças, principalmente por conta da logística. “Essa escola fica há mais de 210 quilômetros da sede do município e cerca de 130 quilômetros do Distrito de Conselvan, ou seja, fica complicado buscar os alunos de ônibus diariamente nesta distância. Em decorrência disso, tomou-se a decisão, há alguns anos atrás, de forma conjunta, de estar colocando uma sala de aula dentro da própria fazenda”, explica.

Ermes também destacou que é importante que pais ou responsáveis façam a matrícula dos alunos, atualmente, a escola atende cerca de 15 alunos, mas apenas 11 estão matriculados.

A Diretora das Escolas do Campo, Adelina Mazurek, que vem fazendo o acompanhamento desse trabalho desde 2017, pontuou que parcerias colaborativas como esta, só vem a somar. “Acredito na parceria entre escola, comunidade, secretaria e prefeitura. Juntos podemos buscar por meios de melhorar a qualidade da educação e juntos aprendemos todos os dias. Por isso visitamos a Escola Trilha do Saber, onde conversamos e orientamos o professor, famílias e também auxiliamos nas melhorias da escola”, pontua Adelina.

A Prefeita Seluir Peixer reforçou que essa união de esforços é muito relevante, pois fortalece e ajuda a expandir a rede de educação, tornando possível fornecer um ensino de qualidade em qualquer região do município. “Não importa se temos uma sala de aula com três, quatro, dez ou vinte alunos, nosso objetivo é buscar meios para fazer com que essas crianças tenham acesso a uma educação de qualidade da melhor maneira possível. Essa parceria com a Fazenda Nova Santana é um exemplo claro de que quando trabalhamos juntos, fazemos acontecer. Nossa equipe está empenhada em dar todo apoio possível para fortalecer esse belo trabalho realizado a décadas aqui na propriedade”, ressalta Seluir.

Fonte: Assessoria Prefeitura Mun. de Aripuanã - MT

Pesquisar Conteúdo