-

Com o objetivo de apresentar, debater, prestar esclarecimentos e recolher sugestões da população para a elaboração do novo Plano Plurianual (PPA) 2014/2017, a Prefeitura de Aripuanã promoveu no período de 09 a 14 de abril, audiências públicas com a população das áreas urbana e rural do município.

 Durante as reuniões, o prefeito Ednilson Luiz Faitta, vice-prefeito Junior Dalpiaz e secretários municipais, debateram com a população de cada localidade sobre as principais reivindicações e recolheram sugestões que serão inseridas ao Programa de Governo Municipal e executadas nos próximos quatro anos. 

Os encontros para apresentação das informações e os debates de propostas da população, aconteceram no decorrer da ultima semana nas seguintes localidades: Lontra, terça-feira (9), Milagrosa, quarta-feira (10), Sede do Município (sexta-feira, 12), Conselvan (sábado, 13) e Cidade Morena (domingo, 14). 

Após encerramento da reunião realizada no ultimo domingo na Cidade Morena, a coordenadora da Escola Municipal Tiradentes, Silvane Stein, apontou as principais demandas da escola. “Nossa grande necessidade no momento é a instalação de internet na escola, já faz alguns anos que estamos cobrando” disse. 

“Também existe a questão da água, porque esse ano nós vamos trabalhar o programa Mais Educação, e uma das atividades é a horta.

Todo ano no período de estiagem temos o problema com a falta e escassez de água, mas conforme vimos na reunião acredito que esses problemas em breve serão resolvidos” afirmou Silvane

De acordo com o presidente da Associação Rural Morenense, Guerino Einchenberg, as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais da localidade estão relacionadas às péssimas condições das estradas. “Os produtores de leite estão arcando com os prejuízos desde janeiro, com isso a produção não consegue chegar ao destino” relatou. 

“Outro problema é sobre a falta de agilidade com o comodato do trator, enquanto isso não se resolve a Associação está mantendo tudo por conta. Nós já procuramos o prefeito e ele garantiu que essa questão também será resolvida” contou Guerino. 

Também marcaram presença os vereadores Valdenir da Silva (Tita) e Luiz Carlos Leandro de Sousa (Professor Luiz), ambos representantes da Comunidade Morena. Na opinião do vereador Tita, a reunião sobre o PPA na localidade foi de grande valia. 

“Essa reunião foi muito importante para a Cidade Morena que tanto necessita de melhorias como estradas vicinais, poço artesiano para a escola, pontes e bueiros. Nossa comunidade merece uma atenção especial por parte do Governo Municipal e isso o prefeito Ednilson tem demonstrado nesse início de gestão” lembrou Tita.

 O prefeito Ednilson Faitta comemorou a participação efetiva da população durante as audiências, principalmente dos moradores do interior do município de Aripuanã, como foi o caso da Cidade Morena.

 “Eles nos passaram suas necessidades, coisas que já tínhamos conhecimento, e agora vamos inserir essas sugestões no nosso programa para que nos próximos anos possamos executar as ações. A grande preocupação tem sido com as estradas por causa do transporte do leite, então aí demonstra a urgência da instalação de um laticínio na cidade” justificou. 

“De modo geral todas as audiências foram muito participativas, principalmente no interior, o que demonstra a preocupação dos moradores das áreas rurais com a situação atual de Aripuanã. Eles sugeriram muitas ações, e na medida do possível nós vamos procurar atender a grande maioria delas” concluiu Faitta. 

Nesta terça-feira (16), o prefeito Ednilson Faitta participa de uma audiência pública sobre o mesmo assunto com a comunidade indígena Arara. A reunião que foi solicitada pelos indígenas, está marcada para acontecer as 17:00 horas na Sala de reuniões do Centro de Apoio ao Turismo.

Fonte: REVISTA SUPER - Redação Edson Prates e Fotos Dino Costa