O Presidente da Câmara Ver. Valdenir da Silva (Tita da Morena), informa que os Cidadãos poderam fazer suas Solicitações por meio do Sistema de SIC (Serviço de Informação ao Cidadão) ou suas Reclamações, Sugestões, Elogios, Denúncias, Críticas  pela Ouvidoria da Câmara Municipal, que será responsável pela demanda ao serviço de informação ao Cidadão.
 
A finalidade da criação do sistema de informação concomitantemente com a ouvidoria se deu pelas novas exigências da Lei nº 12.527/11 e orientações do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, que orientou no sentido de que ao mesmo tempo em que se implantasse o SIC seria necessário criar um setor de Ouvidoria onde irá receber toda demanda das solicitações de informações junto a esta Casa de Leis.
 
Também suprir os anseios da população no que tange às informações pertinentes ao Legislativo Municipal, assim, os cidadãos poderão acompanhar os processos administrativos tais como; as atas das Sessões, Indicações, Leis Ordinárias e Complementares, Resoluções, Projetos de Leis dos vereadores e os processos orçamentários tais como os Balancetes Mensais, Balanços Anuais, Contratos e Aditivos, Compras, Licitações, Orçamentos Anuais, a LRF (relatórios de gestão fiscal), Lotacionograma, Organograma, PCCS, Tabela salarial, Receitas e Despesas.
 
Conforme exposto na Lei de Acesso a informação, os dados relacionadas acima são considerados como TRANSPARÊNCIA ATIVA, devendo estas estarem publicadas no site oficial da Câmara Municipal dentro do prazo legal.  Já as informações classificadas em TRANSPARÊNCIA PASSIVA, que são aquelas onde os cidadãos gostariam de obter e não foram encontradas no Portal, poderão ser solicitadas no espaço destinado ao SICgarantindo a todos os cidadãos o pleno acesso às informações do Poder Legislativo Municipal.