Cerca de 50 vereadores de 12 municípios da região médio norte e norte de MT, juntamente com a presidente da UCMMAT e vereadora por Colíder, Ismaili Donassan (PSD), estiveram reunidos com o governador Silval Barbosa, para debater sobre a saúde pública no interior do estado, que vem se tornando, a cada dia que passa, um caos para todos os municípios do interior. A realidade da saúde publica no Brasil mostra um país desestabilizado onde as políticas públicas são incoerentes e desrespeita a sociedade, a saúde pública é uma questão que clama de mais atenção dos órgãos competentes.

Preocupada com o tema em questão, Ismaili buscou entendimento com o governo do estado na manhã desta quinta (16), forçando, junto ao secretário de Saúde de MT, Mauri Rodrigues de Lima e cerca de 50 vereadores de 12 municípios do médio norte e nortão, juntamente com o deputado Dilmar Dal Bosco, o secretário da Casa Civil, Pedro Nadaf e o adjunto para assuntos municipais, Adjaime Ramos, para que o governador Silval Barbosa abrisse a agenda e atendesse os vereadores que apresentaram diversas reivindicações. “A saúde de MT, principalmente, no interior, está um caos, precisamos rever conceitos, o governo do estado tem que nos atender, nós somos o para-choque da sociedade, é em nós, vereadores, que o munícipe vem cobrar, precisamos de uma resposta rápida do governador, vidas estão sendo perdidas todos os dias, precisamos nos movimentar e cobrar para que uma solução, rápida e a altura, seja dada por este governo, apesar do aumento da população, nas últimas décadas, a rede hospitalar pública de MT não ganhou em quantidade e perdeu em qualidade” desabafou Ismaili.

Secretário de saúde do estado, Mauri Rodrigues de Lima, disse que a verdade deve prevalecer nos assuntos relacionados à sua pasta e que as vezes, a interpretação é dúbia, referente a alguns assuntos da saúde. “O clamor dos vereadores aqui presentes é pertinente, já fui secretario de saúde no interior e sei o que eles estão falando, mas a de se falar que, primeiramente, a saúde é um clamor nacional, mas esta reivindicação é extremamente compreensiva, os vereadores são os representantes da comunidade que cobra soluções” disse Mauri.

Secretário ainda comentou que a falta de leitos e de UTIs no estado, do plano de atenção básica em todo pais é uma incógnita e que deve ser amplamente debatida para uma possível solução com a máxima urgência. “A saúde ela é altamente complexa, ninguém esta negando essa falta que esta existindo, sou do interior, sei das demandas, temos que entender que nem sempre o equipamento resolve o problema, precisamos da parte técnica que as vezes falta, de quem a operacionaliza, mas precisamos encarar a situação e buscar soluções, rapidamente, eu afirmo, estamos fazendo rigorosamente em dia os repasses da saúde, está é uma ordem do governador e a estamos cumprindo” comentou.

Governador Silval Barbosa, que atendeu os vereadores no palácio do governo salientou que cada município tem as suas demandas e as solicitações apresentadas são as dificuldades de todos os municípios do interior. “É muito importe ouvirmos os vereadores, muitas vezes só ouvimos os deputados ou os prefeitos, eu já fui prefeito, trabalhei muito em sintonia com os vereadores, é importante ouvir os vereadores e entrar em sintonia, foi mais uma oportunidade para socializar o que esta acontecendo no estado como um todo” comentou Silval.

Para Silval, foi uma pauta extensa e a garantia das reivindicações solicitadas pelos vereadores deverá ser apreciada durante os próximos dias e deverão ser colocadas em pauta para serem atendidas. “É uma pauta muito extensa do colegiado e também, da individualidade, eu recebi aqui demandas da região e também de cada município, é lógico que vamos fazer um levantamento e colocar nas prioridades e algumas são atendidas normalmente outras vão ser atendidas e tenho certeza que com esta relação harmoniosa nos temos muito que produzir” disse Silval.

Governador Silva Barbosa ainda salientou a importância da UCMMAT para todo o estado em relação a este tipo de demanda e parabenizou pela harmonia no transcorrer da reunião. “A UCMMAT tem um papel importantíssimo na articulação e é o papel dela, cobrar e trazer as demandas, a presidente Ismaili está fazendo este trabalho buscando a representatividade da UCMMAT em todas as regiões e através disso para tentar solucionar ou os vereadores poderem avançar ainda mais, avançar em todos os aspectos, melhorar o conhecimento dos vereadores, qualificando, é esse o papel da Entidade e eu tenho certeza que a presidente Ismaili está desenvolvendo” finalizou Silval.

Por Juninho Poyer - ASCOM/UCMMAT