A atuação da Vigilância Sanitária, além das normas regidas pela Legislação Federal, foram assuntos da palestra realizada na ultima segunda-feira (8) pela Secretaria Municipal de Saúde, no auditório do Centro de Educação Continuada Dardanelos, para os proprietários de estabelecimentos comerciais de Aripuanã.

Participaram do evento donos de supermercados, bares, lanchonetes, restaurantes, hotéis, panificadoras, açougues, mercearias, salões de beleza e comércios ambulantes, que fizeram várias perguntas aos responsáveis pela saúde do município.

A palestra, ministrada pelo secretário municipal de saúde Clayton de Carvalho Esteves, orientou os comerciantes sobre as melhores práticas de segurança alimentar e de higiene nos estabelecimentos, assim como as boas condições de trabalho, visando à melhoria da qualidade de vida da população aripuanense.

“A Vigilância Sanitária é um órgão que está preocupado em proporcionar a população de Aripuanã uma saúde melhor, através do controle de qualidade de toda nossa prestação de serviços” destacou Clayton.

O encontro contou ainda com a participação do secretário municipal de Obras Geraldo Lara, que falou sobre os cuidados necessários com o armazenamento do lixo doméstico. “Às vezes as pessoas colocam lixo em sacolas frágeis, com resto de comida, o gari vai recolher e a sacola acaba estourando e espalha sujeira pelas ruas” alertou.

Ao final da reunião, o secretário municipal de saúde Clayton de Carvalho Esteves, enalteceu o debate e disse que outras palestras serão realizadas com os proprietários de estabelecimentos comerciais de Aripuanã.

“Foi uma discussão muito boa, os participantes debateram bastante e corresponderam as nossas expectativas, e nossa intenção é justamente essa, trabalhar em conjunto e mostrar que a Vigilância Sanitária não é punitiva e sim parceira da comunidade” ressaltou.

Também participaram da palestra os assessores jurídicos da Prefeitura de Aripuanã doutor Edson Pick e doutora Elves Marques Coutinho, além dos vereadores Jessé Martins (Presidente da Câmara) e Claudionaldo Aguilar.

Fonte: Redação e foto: TOP NEWS/ EDSON PRATES