-

palestra-do-trabalhoA equipe itinerante da Justiça do Trabalho de Colniza realizou na noite da ultima quarta-feira (13) no Auditório do Centro de Educação Continuada Dardanelos, uma palestra sobre Direitos e Deveres do Trabalhador.

O evento direcionado a toda a classe trabalhadora, contou com a participação maciça da população aripuanense e foi ministrado pela Doutora Karina Correia Marques Rigato, Juíza Federal do Trabalho, que falou sobre o objetivo do encontro. “A finalidade da palestra é fazer conscientização sobre direitos e deveres, e com isso a prevenção de processos e de acidentes de trabalho”.

De acordo com Karina Rigato, as principais dúvidas dos empregadores estão relacionadas a benefícios e a acidentes no trabalho. A juíza também esclareceu dúvidas sobre o trabalho envolvendo a participação de menores.

“O trabalho do menor é permitido por Lei a partir dos 16 anos, só que ainda assim ele é menor de idade. Abaixo dos 16 anos ele pode trabalhar somente na condição de aprendiz, e infelizmente em Aripuanã não tem uma entidade que faça a intervenção entre o menor e a empresa, porque nesse caso tem que haver uma terceira entidade” explicou.

Doutora Karina ainda destacou a importância da participação da sociedade durante os encontros realizados no município de Aripuanã. “A participação significa que as pessoas têm interesse, porque elas podem levar a informação e depois tirarem dúvidas. Isso com certeza vai melhorar o ambiente de trabalho e a sociedade em geral”.

Quem participou da palestra saiu bastante satisfeito com as informações obtidas, como foi o caso de Tony Gel, funcionário de um posto de combustível Demeneck em Aripuanã há 9 anos. “A Juíza foi clara, objetiva e manteve um diálogo muito agradável com o seu público, além de esclarecer todas as duvidas que eu tinha em relação ao as leis trabalhistas” disse.

No final da palestra a Juíza distribuiu a todos os presentes Cartilhas do Trabalhador. O serviço itinerante da Justiça do Trabalho atende toda sua área de jurisdição, abrangendo os municípios de Aripuanã, Cotriguaçu, Colniza e os distritos de Guariba e Guatá.



Fonte:
Redação e fotos: TOP NEWS/ EDSON PRATES