-

ciclo-de-capacitacaoA UCMMAT – União das Câmaras Municipais de MT, realizará nos dias 6 e 7 de março - no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá - em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, o Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz para vereadores e servidores de Legislativos Municipais.

O evento tem por objetivo capacitar os vereadores e servidores dos poderes legislativos municipais sobre o papel dos vereadores, suas funções legislativas e fiscalizatória, o relacionamento com o Tribunal de Contas e a gestão administrativa, contábil, financeira e orçamentária das câmaras municipais.

Presidente da UCMMAT, Unírio Schirmer – Ratinho, enalteceu e salientou que esse evento vem a contribuir para a melhoria do desempenho da administração pública e ampliar a capacitação dos fiscalizados. “Somos sabedores que nós, vereadores, possuímos um papel importante no município em que atuamos, somos o elo entre a população e o poder executivo, nosso papel é o de mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes,  precisamos nos aperfeiçoar sobre o que o vereador pode ou não fazer durante seu mandato” disse Ratinho.

As palestras seguem com os seguintes temas e palestrantes:

Dia 06 de março

09:00 - José Carlos Novelli - Conselheiro Presidente do TCE-MT

• Composição de mesa e fala de abertura

10:00 - Antônio Joaquim - Conselheiro do TCE-MT

• O Papel dos Vereadores no Estado Democrático de Direito

10:45 - Luiz Henrique Lima - Conselheiro Substituto do TCE-MT

• Relacionamento entre a Câmara Municipal e o Tribunal de Contas

14:00 - Ronaldo Ribeiro de Oliveira - Conselheiro Substituto do TCE-MT

• Gestão de Pessoas na Câmara Municipal: aspectos legais

16:15 - Volmar Bucco Júnior - Secretário de Desenvolvimento do Controle Externo do TCE-MT

• Aquisições na Câmara Municipal: Licitações e Contratos

 

Dia 07 de março

08:00 - Getúlio Velasco Moreira Filho - Procurador Geral Substituto do Ministério

Público de Contas

• Competências Legislativas Constitucionais da Câmara Municipal

10:15 – Natel Laudo da Silva - Consultor de Orientação ao Jurisdicionado

• Limites Constitucionais e Gestão Orçamentária da Câmara Municipal

14:00 – Eugenio Greggianin e Vander Gontijo

• Processo orçamentário no Legislativo

16:15 - Edicarlos Lima Silva - Assessor da Consultoria Técnica do TCEMT

• Direitos e Deveres dos Vereadores: subsídio, direitos sociais e verbas indenizatórias

 

Ratinho comentou da importância dos parceiros na realização deste grande evento. “Sem nossos parceiros não conseguiríamos fazer um evento de tão grande magnitude e com temas destinados diretamente à vereadores e funcionários, quero aqui, de ante mão, agradecer ao governo do estado, Assembleia Legislativa, Associação Matogrossense dos Municípios – AMM, ao Sebrae, a prefeitura de Cuiabá e ao Sicredi, que prontamente atenderam ao nosso pedido, que é o de municiar nossos vereadores de Mato Grosso” comentou Ratinho.

Presidente da UCMMAT lembra a todos os vereadores que irão participar do evento, para fazer as reservas de hotel antecipadamente, devido a espera de aproximadamente 800 vereadores na capital do estado. “Pedimos para que todos os vereadores e funcionários participantes deste evento que façam suas reservas de hotel antecipadamente, para não chegar na hora e acabar não encontrando vaga” finalizou Ratinho.

A inscrição pode ser feita através do site do TCE-MT, através do www.tce.mt.gov.brou ainda pelo www.ucmmat.org. Informações através do 65-3324-1197.

JUNINHO POYER - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO